Humildade X Música - Música trabalho em equipe (Saber falar e saber ouvir)

Humildade X Música

Música trabalho em equipe (Saber falar e saber ouvir)

Uma das melhores experiências musicais que se pode ter é tocar em equipe. Quando digo isso falo das mais diversas formas. Entre amigos ou desconhecidos, opiniões parecidas ou diferentes, estilos iguais ou não, idades próximas ou distantes. Claro que é muito mais confortável tocar entre amigos com estilos e opiniões parecidas, porém música é um termo tão infinito que você sempre aprende algo com novas experiências.

Entrando mais no tema: saber falar e saber ouvir, é interessante como uma característica não musical tem grande valor na “tocabilidade” em equipe. Eu por exemplo na vida fora da música, não costumo falar (opinar) muito quando não me pedem uma opinião. E muitas pessoas são assim. Por esse motivo sempre que estou à frente de um projeto musical, estou sempre pedindo opiniões das pessoas que estão comigo, e procuro sempre saber sobre as dificuldades e limitações de toda minha equipe.

Esse tema me lembra muito uma história que ouvi na faculdade sobre uma empresa americana de pastas de dentes.

O presidente de uma empresa de pastas de dentes identificou que em alguns pacotes de pastas, algumas caixas vinham vazias (sem o tubo de pasta dentro). Convocou uma reunião com o líder de produção para saber a opinião dele e de quem estava mais próximo ao problema. De pronto o líder disse que o problema seria resolvido com um engenheiro que fizesse uma máquina que não permitisse isso.

O Engenheiro contratado teve uma ideia genial, colocar uma balança na esteira de produção, para quando depois dos tubos dentro da caixa, passassem nessa balança, e aqueles vazios (Com pouco peso) seriam jogados para fora da esteira por uma espécie de braço. Foram gastos mais de 2 milhões de dólares, pois foi necessário trocar todo o maquinário para melhoria na empresa.

Porém, quando a pasta vazia chegava na balança todas as esteiras e processos paravam até que fosse retirada da linha de produção a caixa vazia. Essa “perda de tempo” fez com que diminuísse cerca de 30% a quantidade produzida.

Até que um dia o líder de produção faltou, e um funcionário que trabalhava na linha de produção ligou o maquinário antigo para produzir mais rápido, e colocou um ventilador perto da esteira final. O ventilador soprava as caixas vazias para fora da esteira antes de chegar na linha final. Moral da história, é necessário as vezes ouvir, não só falar. Se esse funcionário tivesse sido ouvido antes, a empresa não teria gasto mais de 2 milhões em máquinas (Sem contar os ganhos de 30% que deixaram de ser produzidos), da mesma forma, era necessário o funcionário falar para que isso não acontecesse.

Faz parte do nosso crescimento falar e escutar, desde quando se é criança. Na música não é diferente. Por melhor que seja, sempre se pode aprender com quem está próximo. Como mencionei no início, a música é um mundo infinito e é necessário as vezes que você não olhe apenas para a intersecção do conjunto e aprenda mais com quem sabe menos. Sabemos que na música a humildade gera crescimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Amigo - Sérgio Lopes

Pack de pads - Submerssão

Os Anjos te Louvam - Eli Soares (Acordes)